Jovem faz vídeo para explicar como é estar em coma
Redação RedeTV!(Foto: Reprodução/YouTube/The Clairity Project) |
Por duas semanas, Claire Wineland, de 18 anos, imaginou-se olhando uma paisagem no Alasca, em um lugar onde nunca esteve. No entanto, na realidade, a jovem estava em coma induzido, deitada na cama de um hospital na Califórnia (EUA).
"Lembro-me de estar sentada e olhando para a paisagem mais bonita de sempre por horas e horas... Era frio, mas eu não me importava. Parecia que eu estava embalada em gelo durante todo o tempo", descreve a jovem em um vídeo publicado em seu canal "The Clairity Project" no YouTube.
"Tudo o que acontece no mundo real você ouve e está ciente, você sabe o que está havendo, mas isso passa por um filtro estranho", explica ela. "E por filtro, eu quero dizer efeito de drogas. E isso se transforma em outra coisa quando atinge a sua consciência".
No vídeo, Claire ainda contou que não distinguia o que era real do que não era. "Toda vez que eu falo sobre isso lembro de outra coisa. Há um mundo oculto".
A sensação de estar no Alasca aconteceu quando bolsas de gelo foram colocadas em seus pés, como medida para diminuir a febre. Ela achou que estava em um balão quando os médicos drenaram fluídos de seu corpo.
(Foto: Reprodução/YouTube/The Clairity Project) |
O neurologista Michael DeGeorgia explicou em entrevista à ABC News que pacientes colocados em coma induzido, que é diferente de um coma causado por alguma lesão cerebral, podem passar por processos pós-traumáticos se deixados em estado de "sonho". Ele ainda acrescentou que, hoje em dia, os médicos sabem que, mesmo em coma, um paciente pode estar ciente do que acontece a sua volta.
Claire ainda diz que decidiu compartilhar sua história para que as pessoas saibam mais sobre sua doença e o que as pessoas que sofrem com isso enfrentam. "Ninguém realmente fala sobre isso, e a vida de uma pessoa doente é incrivelmente fascinante".
O vídeo em que Claire explica as sensações de estar em coma já teve mais de 523 mil visualizações. Assista, em inglês: