24/08/2015 11:40:00 - Atualizado em 24/08/2015 12:02:00

Jovem com psoríase deixa de se esconder e aprende a 'amar a própria pele'

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Mirror)

A jovem Giorgia Lanuzza, de 24 anos, sofre de psoríase e passou metade da sua vida escondendo as marcas que cobrem 97% do seu corpo. Agora, a jovem que vive em Hampshire, condado na Inglaterra, quer dar a volta por cima e mostrar as outras pessoas que ela também tem sua beleza.

De acordo com as informações do "Mirror", Giorgia começou a lidar com a doença aos 13 anos, após o falecimento do pai. O trauma e o estresse, além de serem os principais causadores do desenvolvimento da psoríase, também fizeram com que a jovem se escondesse para o mundo durante 11 anos.

"A condição é usualmente desencadeada pelo trauma e, quando perdi meu pai, eu senti que o mundo tinha acabado", afirmou a inglesa. "Meu mundo ficou em pedacinhos. Nós éramos muito próximos quando eu estava crescendo, e eu não podia perdê-lo", acrescentou.

Ela ainda conta que amigos, estranhos e até namorados evitavam tocá-la, pois tinham receio que fosse contagioso. A doença ainda inibe que a jovem fique exposta à luz do dia por mais de 10 minutos - apesar do banho de sol ser benéfica no tratamento.

Um dos sintomas que agravam a enfermidade é a preocupação estética - quanto mais o paciente se sentir incomodado com a aparência, pior a psoríase se desenvolve em seu corpo. "Estresse sobre minhas marcas apenas as deixaram pior, então agora eu olho para minha pele com pensamentos positivos", comentou a moça ao "Mirror". "Finalmente eu entrei em um acordo com a minha pele e tenho percebido que eu sou bonita", completou.

Agora, ela pretende ajudar garotas e mulheres a não se intimidarem com a aparência. "Eu coloco fotos minhas de biquínis e outras roupas minúsculas para mostrar que eu não vou mais esconder minha psoríase", disse Giorgia.

"Eu finalmente percebi que eu não tenho que ver minha psoríase como uma maldição. Eu sei que meu pai estaria orgulhoso de mim pela minha atitude", desabafou a jovem. "Eu quero ajudar outros a fazer o mesmo. Nós podemos ter condições que nos fazem parecer diferente de outras mulheres, mas nós continuamos sendo bonitas", concluiu.

 

(Foto: Reprodução/Mirror)

Recomendado para você

Comentários