Empresário constrói parque aquático para a filha autista
Redação/RedeTV!(Fotos: Divulgação/Morgan's Wonderland)
O empresário Gordon Hartman desistiu de seus negócios em 2005 para construir um parque aquático para sua filha, Morgan Hartman, que tem autismo. Reinaugurado recentemente, o parque Morgan's Wonderland está localizado em São Antonio, no Texas (EUA), e recebe inúmeros visitantes com as mais especiais condições.
Gordon percebeu a necessidade quando algumas crianças se recusaram a brincar com sua filha, com 12 anos na época, por não saberem lidar com a situação. "Queríamos um parque temático em que todos poderiam fazer o que quisessem, onde pessoas com e sem necessidades especiais pudessem brincar", contou em entrevista à BBC.Após três anos em construção, o parque foi inaugurado em 2010 e passou por uma reinauguração este ano. A obra custou cerca de R$ 105 milhões a Gordon e sua eposa e é totalmente acessível às diversas necessidades especiais de seus visitantes.
Morgan, que tem a idade mental de uma criança de cinco anos, demorou um tempo para entender e aceitar todas as atrações do parque. "No começo ela não conseguia ficar nem perto do carrossel, aí ela viu um dos animais de brinquedo, mas a gente não podia ligá-lo. Foi um processo lento, mas hoje ela ama", contou Gordon. "Transformar algo que ela temia em algo que ela gosta significa muito. Pequenas coisas durante as brincadeiras podem fazer muita diferença", completou.
Hoje, aos 23 anos, Morgan continua aproveitando o parque. Suas atrações favoritas são a "zona molhada" e as piscinas.
Gordon também criou a The Gordon Hartman Family Foundation, uma intituição de caridade que, de acordo com ele, tem como meta trazer pessoas diferentes e criar um espaço divertido para deficientes.
Veja também: Série que estreia em agosto mostra rotina de jovem com autismo