03/05/2017 15:49:00

Criança de quatro anos diagnosticada com câncer cerebral vê tumor diminuir após tratamento com cannabis

Redação/RedeTV!

Um garoto de apenas quatro anos que sofria de um tumor cerebral letal está em um processo de recuperação surpreendente, que já permite que ele assista aulas na escolha, graças um tratamento com maconha. As informações são do Metro.uk.

O pequeno William Frost foi diagnosticado com um agressivo caos de tumor cerebral em 2014 e, após diversas sessões de quimioterapia e algumas cirurgias, seus pais, Steve e Hilary, receberam no ano passado a triste notícia de que a doença havia avançado a um estágio legal. 

Após receber a prescrição de cannabidiol (CBD) - um produto feito a partir da cannabis que não contém tetrahydrocannabinol (THC), o composto químico que deixa as pessoas 'chapadas' - de uma uma clínica privada, Steve, de 36 anos, e Hilary, de 34, deram início ao tratamento e o incrível aconteceu: depois de dois meses usando cannabidiol, constatou que o tumor de William encolheu em cerca de dois terços. A melhora de saúde foi tanta que o garoto voltou a frequentar a escola. 

O caso agora serve de inspiração para um novo estudo do centro de pesquisa de tumores cerebrais da Universidade de Nottingham, que investiga o uso do CBD no tratamento de pacientes com a doença. 

"Em 2013 começamos a notar que a cabeça de William estava pendendo para o seu lado direito - ninguém nunca havia visto nada desta maneira antes. Seu equilíbrio estava ruim, e ele começou a vomitar de maneira aleatória - então o levamos até o médico. Passamos por um otorrinolaringologista, mas as coisas pioraram tanto que ele foi parar no pronto-socorro. Depois de alguns dias notamos que algo estava muito errado, e foi então que fizemos a radiografia e descobrimos um tumor do tamanho de uma bola de golfe.", contou Steve. Ao descobrirem o uso do CBD, o casal encontrou uma clínica disposta a lhes conceder a receita para o medicamento - olho sintético feito a partir da cannabis. "Não conseguíamos aceitar que não haviam mais opções para William. Tentamos tudo - e quando descobrimos sobre a cannabis e o tumor isso nos deu esperanças. Gastamos 2 mil libras (8,16 mil reais) por um estoque de nove meses, mas queríamos ter certeza que William estava tomando o medicamento de melhor qualidade - e ele ingeria as doses diluídas em água.", explicou o pai. 

O professor Richard Grundy, que lidera as pesquisas do projeto, reiterou a importância do estudo: "Tumores cerebrais são as principais causas de mortes relacionadas a câncer entre crianças no Reino Unido mas a doença recebeu menos de um por cento da renda do fundo de pesquisa concedida pelo governo. Muitas famílias têm usado o CBD, muitas vezes gastando muito, ainda sem evidência concreta de que isso pode ser benéfico ou que dose usar ou como usar. É muito importante obtermos provas científicas e objetivas da eficácia do medicamento nesses casos. 

A família também criou uma página de financiamento coletivo no site GoFundMe que visa arrecadar 20 mil libras (81 mil reais) para custear o tratamento. Até o momento já foram arrecadados quase 11,5 mil libras (46,91 mil reais).

Veja também: Fã com câncer morre quatro dias após receber ligação de Beyoncé

Recomendado para você

Comentários