27/04/2020 16:27:00 - Atualizado em 27/04/2020 16:33:00

Ventilador pulmonar emergencial criado pela USP contra o coronavírus é aprovado em testes

Redação/RedeTV!

Segundo a Universidade, o aparelho tem um custo 15 vezes menor que os disponíveis no mercado e pode ser produzido em duas horas

(Foto: Reprodução/Poli-USP)

O ventilador pulmonar emergencial desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) para o tratamento de pacientes com Covid-19 passou pelas etapas finais de testes e os resultados  serão enviados aos órgãos competentes, inclusive à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo os pesquisadores, enquanto os ventiladores convencionais custam, em média, R$ 15 mil, o valor deste é de R$ 1 mil, e pode ser produzido em até duas horas.

Batizado de Inspire, o equipamento foi desenvolvido por um grupo de engenheiros da Escola Politécnica (Poli) e os testes foram realizados nos dias 17, 18 e 19 de abril. Usados em quatro pacientes, "o respirador foi considerado aprovado em todos os modos de uso", segundo a USP.

O respirador de baixo custo foi registrado com uma licença "open source", que permite que qualquer pessoa ou empresa possa acessar o protocolo de manufatura e fabricá-lo. A empresa só precisa de uma uma autorização da Anvisa para começar a produção.

Segundo o professor Guenther Krieger Filho, coordenador de um laboratório sediado na Poli que fez avaliações técnicas, na corrida contra o tempo que caracteriza esse período de pandemia, o mais importante é conseguir prover ajuda real em tempo hábil.  

Veja também!

>>> Coronavírus: Brasil tem 30.152 pessoas infectadas que estão recuperadas

>>> Isolamento social em São Paulo tem queda e chega a 52%

>>> Quarentena global é evento inédito na história das pandemias

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários