Usuários de maconha são cinco vezes mais propensos a se tornarem alcoólatras, diz estudo
Redação RedeTV!Imagem ilustrativa (Foto: Reuters)
Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Columbia e Nova York, nos EUA, revelou que usuários de maconha são cinco vezes mais propensos a se tornarem alcoólatras.
Após uma longa análise, os pesquisadores descobriram que aqueles que usaram a droga por três anos ou mais ficaram mais propensos a terem problemas com o alcoolismo. Além disso, os alcoólatras que nunca colocaram um cigarro de maconha na boca, estavam mais propensos a se reabilitarem mais rápido.
"Nossos resultados sugerem que o consumo de cannabis parece estar associada a um aumento de vulnerabilidade que desenvolve um distúrbio do uso de álcool, mesmo entre aqueles que não possuem um histórico com bebida", disse a líder da pesquisa, a professora Renee Goodwin. "O uso da maconha também parece aumentar a probabilidade de que um transtorno alcoólico, que já existe, continue por mais tempo", acrescentou.
O estudo foi publicado no site "Drug and Alcohol Dependence" (Dependência de álcool e drogas, em português), e os dados utilizados foram disponibilizados pelo National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions (Levantamento Nacional Epidemiológico sobre Condições relacionadas ao álcool, em tradução livre).