Surto de varíola dos macacos pode ser contido, diz OMS
Redação RedeTV!Até o momento, 131 casos da doença foram confirmados pela organização
(Foto: Divulgação/CDC)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (24) que o surto de varíola dos macacos pode ser contido e limitado, ainda que esteja em uma situação incomum. Até o momento, 131 casos da doença foram confirmados e 106 são suspeitos, desde quando o primeiro caso foi divulgado, em 7 de maio fora dos países onde costuma aparecer.
A OMS está realizando mais reuniões para com os Estados-membros e dando conselhos de como lidar com os recentes surtos. A doença, que é endêmica em algumas partes do continente africano, é uma infecção viral geralmente leve. Ela se espalha principalmente por contato próximo e, recentemente, tem atingido alguns países fora da África.
"Encorajamos todos vocês a aumentar a vigilância da varíola dos macacos para ver onde estão os níveis de transmissão e entender para onde estão indo", disse Sylvie Briand, diretora da OMS para Preparação Global para Riscos Infecciosos, segundo a Reuters.
Ainda de acordo com Sylvie, ainda não se sabe se o atual surto é a “ponta do iceberg” ou se o pico de transmissão da doença já passou.
A diretora ressalta que acha improvável que o vírus tenha sofrido uma mutação, mas acredita que a aparição incomum tem a ver com a mudança de comportamento humano, ainda mais com as flexibilizações causadas com a melhora do cenário da pandemia de covid-19.
Veja também!
>>> Ministério da Economia anuncia novo corte de impostos em produtos importados
>>> Com terceira queda seguida, dólar fecha o dia cotado a R$ 4,80
>>> Putin sofreu ataque frustrado no início da guerra
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube