Sobe para oito casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
Redação/RedeTV!Rio de Janeiro e Espírito Santo confirmam primeiro caso nos estados e São Paulo abriga os outros seis; DF aguarda contraprova
(Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (5) que há oito casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e que investiga outro possível. São seis pacientes em São Paulo, um no Rio de Janeiro, outro no Espírito Santo e o suspeito é do Distrito Federal. No boletim atualizado, o governo monitora 636 possíveis casos, acréscimo de 106 pessoas dos dados de quarta (4). Até o momento, 378 foram descartados.
Durante a coletiva, Wanderson Oliveira, da Secretaria de Vigilância em Saúde, disse que os dois novos casos confirmados em São Paulo foram os primeiros a se contaminarem localmente, ou seja, eles ficaram doentes dentro do Brasil. Oliveira afirmou que eles foram contaminados por um idoso de 61 anos que esteve na Itália e que foi o primeiro confirmado no país.
O caso suspeito é de uma mulher de 23 anos que viajou para Inglaterra e Suíça recentemente. No dia 26 de fevereiro ela começou a apresentar os sintomas, ainda durante o trajeto fora do país.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou ainda pela tarde o primeiro caso confirmado de novo coronavírus no estado. Na quarta (4), o boletim oficial informou que investigava 55 casos suspeitos. O caso foi confirmado ao Portal da RedeTV! pela pasta e foi informado que o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, irá dar mais informações em entrevista coletiva ainda hoje.
Casos confirmados de infecção por Covid-19
1ª Caso: Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).
2º Caso: O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.
3° Caso: Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.
4º caso: A adolescente retornou da Itália na semana passada e passou por exame em São Paulo na terça-feira (3). O resultado do exame foi positivo para coronavírus, mas "não entrou na lista de confirmados, inicialmente, por ser considerado atípico, já que a jovem não apresentou os sintomas", segundo o Ministério da Saúde.
5 º caso: A Secretaria Estadual do Rio de Janeiro confirma o caso no estado, mas não deu maiores informações sobre o paciente.
6º e 7º casos: Os dois confirmado tiveram contato com o primeiro paciente, ou seja, são os dois primeiros casos que foram trasmitidos localmente.
8º caso: O Ministério da Saúde afirmou que o caso é de uma mulher de 37 anos que esteve na Itália recentemente.
Pandemia
O RedeTV News de terça-feira (3) recebeu o infectologista Jean Gorinchteyn, médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Ele é mestre em doenças infecciosas e disse em entrevista que a Organização Mundial da Saúde (OMS) "é a única que não vê o coronavírus como pandemia". A agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) é que define os critérios e se a doença é caracterizada ou não como pandemia.
Gorinchteyn afirmou ainda que há um grande número de pessoas infectadas no mundo e, mesmo que a maioria se concentre na China, o vírus está circulando em mais lugares.
Veja a entrevista completa:
Veja também!
>>> Baixada Santista: 24 pessoas morreram em decorrência das chuvas
>>> Ministério da Saúde confirma terceiro caso do novo coronavírus no Brasil
>>> "Agredi ele para me defender", revela ex-mulher do goleiro Jean
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube