Seis novos tipos de coronavírus são encontrados em morcegos, diz estudo
Redação/RedeTV!No entanto, especialistas esclarecem que não há indícios de que esses vírus sejam transmitidos para humanos
(Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina)
Estudo feito por cientistas do Programa Global de Saúde do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, e divulgado pelo periódico científico Plos One reveleram seis tipos de coronavírus nunca antes identificados em morcegos. Ainda segundo a pesquisa, existem centenas de vírus ainda não descobertos nos mamíferos voadores.
Especialistas realizaram a pesquisa entre 2016 e 2018 em Mianmar, no sudeste asiático, onde humanos costumam ter contato próximo com esses animais. Nesse período, os cientistas se uniram a pesquisadores do país fizeram coleta de mais de 750 amostras de saliva e fezes de morcegos.
Possível origem da Covid-19
A pandemia de Covid-19 que assola o mundo atualmente faz com que cientistas de todas as nações pesquisem e estudem a família dos coronavírus, da qual faz parte o Sars-CoV-2. A origem do vírus, no entanto, ainda é desconhecida e segue sendo investigada, mas a principal hipótese é que ele tenha surgido em morcegos na China.
Segundo os autores da pesquisa, os microrganismos recém-descobertos não são iguais aos vírus causadores da Covid-19 e outras doenças respiratórias, como a Sars-CoV-1 e a Mers. Porém, os resultados do estudo podem ajudar a prevenir futuros casos de transmissão de coronavírus entre animais e humanos.
Veja também!
>>> EUA superam Itália e se tornam país com maior número de mortes por Covid-19
>>> Brasil poderá realizar até 50 mil testes de covid-19 por dia
>>> Juiz pede explicação sobre suposta aplicação de R$ 256 mi de Marisa Letícia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube