Remédio reduz em 38% o risco de morte em pacientes com Covid-19, mostra estudo
Redação/RedeTV!Já são 5 medicamentos autorizados pela Anvisa para tratar de pacientes com a doença, sendo 4 de uso emergencial
(Foto: Pixabay)
Um novo estudo publicado pela revista científica Lancet, mostra que o medicamento Baricitinibe, já utilizado para tratar artrite reumatoide, doença crônica que causa dor, inchaço e inflamação nas juntas, demonstrou reduzir em 38% a mortalidade de pacientes internados com Covid-19. A pesquisa foi realizada em 12 países, com 1.525 pacientes no total. O Brasil foi o maior recrutador, com mais de 360 participantes divididos em 18 centros em 5 estados.
"Quando administrado na hora certa, além de impedir a evolução dessa 'cascata' inflamatória da covid, também impede a replicação viral no corpo", explica Adilson Cavalcante, infectologista que coordenou o estudo no Hospital Anchieta da Faculdade de Medicina do ABC.
O recomendado pela infectologista seria tomar o remédio antes da chegada da tempestade inflamatória, que ocorre após uma piora clínica do paciente.
Vale ressaltar que a administração do remédio é realizada apenas em hospitais, portanto, não é possível comprá-lo em uma farmácia.
Aqui no Brasil, o medicamento está sob avaliação da Anvisa e a expectativa da empresa é receber aprovação regulatória ainda neste mês.
Veja também!
>>> Anvisa autoriza uso emergencial de quarto medicamento para tratamento da Covid-19
>>> Dudu Braga, filho do Rei Roberto Carlos, morre aos 52 anos
>>> Site da Anvisa é atacado por hackers nesta quarta (8)
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube