05/05/2016 17:11:00 - Atualizado em 05/05/2016 18:02:00

Relacionamentos à distância tendem a durar menos, diz pesquisa

Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Pexels)

A estudante de psicologia Anna Batho, da Universidade Metropolitana de Leeds, na Inglaterra, realizou um estudo para descobrir o que torna uma relação amorosa em algo mais saudável e duradouro. Durante dois anos, Anna entrevistou 537 pessoas que estavam em um relacionamento.

Segundo informações do Daily Mail, ao final da pesquisa, descobriu-se que os relacionamentos bem sucedidos são baseados em duas coisas: quão afetuosa as pessoas são e quanto tempo você passa com a pessoa amada. "Mensagens de texto ou ‘presença remota’ não compensam a falta de qualquer um desses fatores", afirma Anna.

Além disso, os pesquisadores que ajudaram a estudante durante sua pesquisa, argumentaram que a comunicação através de mensagens não têm sorrisos, gestos, toque físico e outros itens essenciais para o envolvimento do casal. "Há coisas que só o contato face a face pode proporcionar", sugere o estudo.

Anna Batho ressaltou que sua pesquisa não envolveu tecnologias como o Skype, por exemplo, utilizadas por um grande número de pessoas em relacionamentos de longa distância.

A teoria na prática

A estudante de enfermagem Jennyfer Ruas, de 22 anos, namorou dois anos e meio à distância. Ela, morando em São Paulo, e ele em Niterói, Rio de Janeiro. Apesar de qualquer relacionamento poder dar errado, seja ele 'presencial' ou não, Jennyfer concorda que a distância atrapalha a sintonia do casal. 

Em entrevista ao Portal da RedeTV!, a estudante disse que eles não conseguiam ter tempo para se ver. "Estávamos em época de vestibular, a passagem era cara e diversos fatores que tinham a ver com a distância, possivelmente influenciaram para que não desse certo", conta.

O estudo de Anna Batho sugere que nada compensa a presença física do parceiro e para Jennyfer, mesmo com todas as tecnologias que existem hoje, "nada substitui o carinho fisico, um abraço ou um beijo". 

Jennyfer Ruas namorou dois anos e meio à distância e afirma: "não é fácil" (Foto: Reprodução/Facebook)

Recomendado para você

Comentários