Porto Alegre investiga possível primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil
Redação RedeTV!Monitoramento está sendo realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional)
(Foto: CDC-Brian W.J. Mahy)
É possível que o Brasil tenha o primeiro caso de varíola dos macacos, conforme monitora o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional). O caso suspeito foi identificado em um homem de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A notificação foi obtida em primeira mão pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (30). De acordo com o monitoramento, os sintomas do paciente tiveram início no dia 13, três dias após chegar ao Brasil vindo de Portugal.
Ainda segundo as atualizações do laboratório, no último dia 20 ele começou a ter evoluções de lesões na pele, uma característica forte da doença. Apesar disso, neste sábado (28), o paciente revelou uma melhora nos sintomas.
Além disso, o homem também chegou a relatar calafrios e fraqueza física nos sete primeiros dias de sintomas. A doença já apareceu em mais de 20 países em que o vírus monkeypox não costuma circular.
Até o momento, a Europa tem quase 70% dos casos registrados na Espanha, Reino Unido e Portugal. Na América do Sul, somente a Argentina tem casos confirmados. Segundo o Our World in Data, da Universidade John Hopkins, ao menos 430 registros já foram relatados fora da África Central e Ocidental, onde a varíola dos macacos costuma ser endêmica (quando a aparição é comum).
Veja também!
>>>Sobe número de mortes confirmadas devido à chuva no Grande Recife
>>>Presidente anuncia que vai ao Grande Recife na segunda
>>>Com presença de Bolsonaro, Marcha para Jesus reúne milhares em Manaus
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube