04/08/2015 10:09:00 - Atualizado em 04/08/2015 10:12:00

Pesquisa diz que temperatura de ar condicionado em escritórios é 'machista'

Redação RedeTV!

Mulher com frio, homem 'de boa' (Foto: Lara604/Flickr/Creative Commons license)

Uma pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, apontou que a temperatura do ar condicionado em escritórios é "machista".

De acordo com o estudo, conduzido por dois pesquisadores e publicado na revista "Nature Climate Change", o ajuste de temperatura na maioria dos escritórios é determinado pelo metabolismo de um homem de 40 anos.

Como as mulheres tendem a ser menores e a ter mais tecido adiposo que os homens, o que faz o metabolismo ter taxas mais lentas, um ambiente que parece quente e aconchegante para um homem pode parecer frio para uma mulher.

"Muitos homens pensam que as mulheres estão apenas reclamando, mas é apenas por causa de sua fisiologia", explica Joost van Hoof ao "Metro". 

O estudo acompanhou 16 mulheres, usando roupas leves, em seus ambientes de trabalho. Em média, a taxa de metabolismo delas foi 20% a 32% mais baixa do que o 'padrão' usado para estabelecer a temperatura ideal nos locais. 

Os pesquisadores concluíram que os escritórios deveriam garantir o conforto térmico reduzindo 'a discriminação baseada em gênero', não só para melhorar a harmonia no trabalho, mas também para contribuir no combate ao aquecimento global.

Recomendado para você

Comentários