20/10/2015 16:19:00

Pesquisa americana sugere que bactéria vaginal pode funcionar como 'camisinha natural'

Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/JPR)

Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades da Carolina do Norte e Maryland (Estados Unidos), descobriu que um tipo específico de bactéria, que pode ser encontrado no muco produzido pelo cólo do útero, é capaz de dificultar a contração de algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis

Para realizar a pesquisa, que foi divulgada no começo de outubro no site "American Society for Microbiology", os cientistas coletaram amostras do muco cérvico-vaginal de 31 mulheres em idade reprodutiva e observaram como as partículas do HIV interagiam com a secreção. Os pesquisadores perceberam, então, que as participantes que continham bactérias da espécie Lactobacillus crispatus em sua mucosidade eram menos propensas a ser contagiadas.

De acordo com Peter Dockrill, do portal "Science Alert", não são todas as mulheres que produzem a secreção que funciona como uma barreira natural.

Embora outras bactérias também tenham sido identificadas no muco, essa, em especial, faz com que o local fique mais pegajoso, impedindo a circulação de partículas do HIV e, provavelmente, de outros patógenos também. 

Segundo os cientistas, a secreção “reforçada” pode ser considerada como uma espécie de "camisinha biológica". 

Recomendado para você

Comentários