OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca
Redação/RedeTV!Imunizante já está sendo aplicado no Brasil
(Foto: AP)
A vacina produzida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca teve seu uso emergencial aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta segunda-feira (15).
Com isso, a vacina pode ser ofertada pela Covax Facility. Além da vacina produzida pela própria AstraZeneca, a mesma versão do imunizante, feita na SKBio, na Coreia do Sul e outra feita pelo Instituto Serum, na índia, também foram aprovadas.
Este último é o laboratório no qual o Brasil comprou as doses prontas do imunizante que estão sendo aplicadas aqui. A vacina foi aprovada pela Anvisa junto com a Coronavac.
"Apesar de ambas as empresas estarem produzindo a mesma vacina para a Covid-19, como elas são feitas em plantas de produção diferentes, precisaram de revisões e aprovações diferentes", disse Tedros Adhanom, diretor da OMS.
"Países sem acesso a vacinas até agora finalmente vão conseguir começar a vacinar seus profissionais de saúde e populações de risco, contribuindo para o objetivo da Covax Facility de distribuição equitativa de vacinas. Mas precisamos continuar a pressão para atender às necessidades de populações prioritárias em todos os lugares e facilitar o acesso global”,explicou Mariângela Simão, diretora-geral assistente da entidade.
A Covax Facility é uma iniciativa da OMS para distribuir vacinas para países do mundo utilizando doses doadas por laboratórios. O Brasil deve receber cerca de 10 milhões de unidades pelo programa.
Veja também!
>>> Inter vence Vasco e pode se campeão no próximo domingo contra Flamengo
>>> Pazuello estabelece novo plano para remoção de pacientes no Amazonas, com foco no interior
>>> Nova Zelândia decreta novo lockdown em Auckland
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube