27/11/2017 16:44:00 - Atualizado em 27/11/2017 16:46:00

O que acontece quando alguém coloca a cabeça dentro de um acelerador de partículas?

Redação/RedeTV!


Montagem do site Gizmodo mostra entrada do raio de partículas e os efeitos no rosto de Anatoli
(Foto: Reprodução/Gizmodo)

O cientista russo Anatoli Petrovich Bugorski se tornou conhecido por ter sido o único homem a colocar a cabeça dentro de um acelerador de partículas. O incidente aconteceu em 13 de julho de 1978, quando Anatoli estava checando um problema dentro do acelerador Synchroton U-70, em um instituto em Protvino, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros de Moscou. Quando se inclinou para ver melhor o problema dentro do equipamento, sua cabeça entrou no caminho do raio de próton que estava sendo disparado pela máquina. 

O cientista disse ter visto uma "luz mais forte do que mil sóis", mas não sentiu nenhuma dor no momento. Movendo-se na velocidade da luz, o raio tinha a potência de 2000 gray quando entrou pelo crânio de Anatoli, e 3000 gray quando saiu pelo outro lado, pelo seu nariz. O gray é uma medida de energia absorvida através da radiação. Um gray é o equivalente a um joule de radiação por um quilograma de matéria. Um exemplo comum é usado na hora de fazer um raio-x. Se a absorção for maior do que 5 grays, a pessoa pode morrer em até 14 dias. Como nunca haviam sido registrados casos semelhantes ao de Anatoli, os médicos que o atenderam não sabiam o que ia acontecer com ele. 

Levado ao hospital, o lado esquerdo de seu rosto inchou, e a pele na região começou a descascar. Apesar de o raio ter atravessado seu cérebro, ele não sofreu com perda de capacidade intelectual, apesar de dizer que ficava cansado 'além do normal' quando ia estudar, e mesmo ainda assim concluiu um PhD. A metade esquerda de seu rosto foi ficando paralisada ao longo dos dois anos seguintes ao incidente, e ele perdeu a audição do ouvido esquerdo. Além disso, o cientista desenvolveu crises de ausência, que causam um tipo de convulsão onde a pessoa sofre com lapsos repentinos de atenção. 

O que impressiona, passados todos esses anos, é que o lado do rosto atingido pelos raios não envelheceu. Enquanto a metade direita de sua face 'envelheceu normalmente', o lado esquerdo continua quase que igual há 39 anos. 

Anatoli continuou os estudos, se casou com Vera Nikolaevna e da união nasceu seu único filho, Peter.

Veja também: Novo acelerador de partículas será construído no Brasil

Recomendado para você

Comentários