Lote com 1,5 milhão de doses da Janssen chega ao Brasil
Redação RedeTV! com Agência BrasilMinistério da Saúde conseguiu antecipar a entrega da vacina; antes previsão era para julho
(Foto: AP)
O Brasil recebeu, na manhã desta terça-feira (22), 1,5 milhão da vacina da Janssen contra a Covid-19. O carregamento chegou ao aeroporto de Guarulhos, por volta das 9h, e foi recebido pelo ministro da saúde Marcelo Queiroga. O ministro havia anuniado a chegada das vacinas na segunda (21).
As doses já estão no centro de distribuição do Plano Nacional de Imunização (PNI) e agora serão distribuídas para os estados e Distrito Federal
O lote faz parte das 38 milhões de doses do imunizante acordadas entre Ministério da Saúde e Johnson&Johnson, farmacêutica que produz a vacina aplicada em apenas uma dose, a única desse tipo no Brasil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso emergencial da vacina no dia 31 de março. A validade da vacina da Janssen considerada pelo Governo Federal era de até 27 de junho, mas a Anvisa entendeu que os imunizantes podem ser utilizados até o dia 8 de agosto, desde que armazenados em temperatura de 2º a 8ºC.
"Mais 1,5 milhão de doses de esperança para a população brasileira. Essa vacina tem a vantagem de ser dose única e, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização. A certeza é a de que até setembro teremos imunizado toda a população acima de 18 anos. É a esperança de colocar fim ao caráter pandêmico dessa doença”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele presenciou a chegada das vacinas.
Veja também!
>>>Brasil recebe mais de 800 mil doses da vacina da Pfizer
>>>Saúde distribui mais 7,6 milhões de doses da vacina da AstraZeneca
>>>Programa de Imunização é esperança de por fim à pandemia, diz Queiroga
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube