Humor pode alterar percepção de cores, aponta pesquisa
Redação RedeTV!
(Foto: Reprodução/Pixabay/huevocosmico)
Uma pesquisa feita pelo professor Christopher Thorstenson, da Universidade de Rochester, em Nova York (Estados Unidos), o sentimento de tristeza ou o humor depressivo podem influenciar a maneira pela qual as pessoas enxergam as cores no mundo.
Para concluir o estudo, que foi publicado no jornal Psychological Science, os cientistas realizaram dois estudos, sendo um deles com 127 pessoas e o outro com 130. No primeiro, alguns participantes assistiram um vídeo que visava melhorar o humor, enquanto os outros assistiram a um clipe triste. Na segunda pesquisa, o vídeo feliz foi substituído por um neutro. Ambos os grupos, após assistirem aos vídeos, foram submetidos a testes com 48 paletas de cores, onde deveriam indicar quais eram as cores vermelha, amarela, verde ou azul.
Ao final, o trabalho mostrou que tanto os participantes que ficaram com o humor melhor, quanto os que assistiram ao vídeo neutro, não tiveram dificuldades para indicar as cores. Já as pessoas que tiveram de assistir ao clipe triste apresentaram uma menor precisão no acerto das cores do eixo azul-amarelo e um bom resultado no eixo das cores vermelha e verde.Com isso, os cientistas chegaram à conclusão de que o sentimento de tristeza pode ser especificamente responsável pelas diferenças na percepção de cores. Já o fato de os mesmos “participantes tristes” apresentarem resultados contrários com eixos de cores diferentes confirma que o nível de atenção, dedicação ou esforço de cada um não influenciou no resultado final.
“Nós não prevíamos uma conclusão tão específica, embora isso nos dê uma pista para o motivo sobre o efeito no funcionamento do neurotransmissor”, completou o pesquisador em referência ao neurotransmissor dopamina.