23/03/2018 17:47:00 - Atualizado em 23/03/2018 18:03:00

Estudo revela os lugares mais seguros para sentar durante um voo

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução/Lufthansa)

O assento no avião pode ser mais importante do que parece. Um estudo publicado na revista americana "Proceedings of National Academy of Sciences" revelou os lugares onde há menos germes sendo transmitidos por alguém tossindo ou espirrando durante um voo.

Os pesquisadores da Universidade Emory e do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, viajaram cinco vezes para Atlanta durante a temporada de maior incidência de gripe. Cada voo tinha 14 cientistas para observar os passageiros e tripulantes. Eles constataram que cada passageiro doente comum pode infectar até outras duas pessoas à bordo.

A tripulação tem menos chances de contaminar os passageiros, já que geralmente funcionários doentes não trabalham, porém, caso isso aconteça, uma média de 4,6 passageiros podem ser infectados. 

Apesar do risco, a maior incidência de contaminação está nos germes presentes nos objetos do avião, como cintos, bandejas e maçanetas dos banheiros. No entanto, isso pode ser reduzido com o uso de álcool gel.

De acordo com a pesquisa, cerca de 80% dos passageiros em assentos no corredor se levantaram durante os voos, 60% nos assentos centrais e 40% em assentos próximos às janelas. A média de tempo que permaneceram fora de seus lugares foi cinco minutos.

O resultado foi esperado, pessoas mais próximas de um indivíduo contaminado são mais propensas a contrair germes. "Somente a tripulação e os passageiros em dois assentos laterais ou em uma fila [na frente ou atrás do passageiro infectado] provavelmente estarão em contato com os germes. A transmissão direta da doença fora da área de um metro do viajante infectado é improvável", detalha Howard Weiss, coautor da pesquisa.

Veja também!

Acidente de avião mata 50 pessoas no Nepal

Recomendado para você

Comentários