Estudo aponta que fumar maconha durante a adolescência não faz mal
Redação RedeTV!Pesquisa não encontrou relação do uso da maconha, entre os homens, com doenças no futuro (Foto: Reuters) |
Um estudo analisou os efeitos do uso crônico da maconha em homens e concluiu que usar a droga durante a adolescência não faz mal ao longo da vida.
O resultado foi obtido por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, e da Universidade Rutgers, em Nova Jérsei, que rastrearam 408 homens desde a adolescência até os 30 anos e poucos anos. A pesquisa foi publicada na revista "Psychology of Addictive Behaviors".
Após a legalização da droga em vários estados norte-americanos, os efeitos da maconha têm sido amplamente discutidos no país. No Brasil, o projeto de lei (PL 7187/2014) que discute a legalização do consumo e da comercialização da droga está em andamento para ser analisada pelo Câmara dos Deputados.
Devido aos resultados de pesquisas anteriores, os estudiosos esperavam encontrar uma ligação da droga com doenças e distúrbios como depressão, ansiedade, alergias, dores de cabeça ou aumento na pressão sanguínea. No entanto, o estudo, feito apenas com homens, não provou que a droga seja a responsável.
"Queríamos ajudar a informar o debate sobre a legalização da maconha, mas é uma questão muito complicada e um estudo não deve ser tomado de forma isolada", concluiu Bechtold.