06/08/2015 14:56:00 - Atualizado em 06/08/2015 15:02:00

Estudo aponta que fumar maconha durante a adolescência não faz mal

Redação RedeTV!

Pesquisa não encontrou relação do uso da maconha, entre os homens, com doenças no futuro (Foto: Reuters)

Um estudo analisou os efeitos do uso crônico da maconha em homens e concluiu que usar a droga durante a adolescência não faz mal ao longo da vida. 

O resultado foi obtido por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, e da Universidade Rutgers, em Nova Jérsei, que rastrearam 408 homens desde a adolescência até os 30 anos e poucos anos. A pesquisa foi publicada na revista "Psychology of Addictive Behaviors". 

Segundo Jordan Bechtold, líder da pesquisa, os resultados foram surpreendentes. "Não houve nenhuma diferença na saúde mental ou física por conta da quantidade ou frequência do uso de maconha durante a adolescência", afirmou. 

Após a legalização da droga em vários estados norte-americanos, os efeitos da maconha têm sido amplamente discutidos no país. No Brasil, o projeto de lei (PL 7187/2014) que discute a legalização do consumo e da comercialização da droga está em andamento para ser analisada pelo Câmara dos Deputados.

Devido aos resultados de pesquisas anteriores, os estudiosos esperavam encontrar uma ligação da droga com doenças e distúrbios como depressão, ansiedade, alergias, dores de cabeça ou aumento na pressão sanguínea. No entanto, o estudo, feito apenas com homens, não provou que a droga seja a responsável.

"Queríamos ajudar a informar o debate sobre a legalização da maconha, mas é uma questão muito complicada e um estudo não deve ser tomado de forma isolada", concluiu Bechtold.

Recomendado para você

Comentários