Covid-19: Fiocruz deve começar vacinação no primeiro trimestre de 2021
Arthur Henrique - Redação/RedeTV!Presidente da fundação, Nísia Trindade, afirma que a expectativa é começar a produção da vacina de Oxford entre janeiro e fevereiro
(Foto: Peter Ilicciev/FioCruz)
A produção da vacina contra a Covid-19 deve começar entre janeiro e fevereiro e a imunização da população deve ter início ainda no primeiro trimestre do ano que vem. As informações foram dadas pela presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pesquisadora Nísia Trindade Lima, na manhã desta segunda-feira (2). A instituição vai fabricar a vacina da Universidade de Oxford com a biofarmacêutica AstraZeneca, quando for aprovada.
"A expectativa é que possamos encaminhar a vacina entre os meses de janeiro e fevereiro para começar a produção. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá acompanhar todo o processo. Assim, temos a expectativa de que o processo de imunização (no Brasil) comece a ser feito no primeiro trimestres de 2021", afirmou Nísia em ato pelo Dia de Finados no Cemitério da Penitência, no Caju, Rio de Janeiro.
"A imunização será um dos processos para começar a mudar o impacto dessa pandemia que atingiu toda a sociedade", completou a pesquisadora. No local, ela inaugurou ao lado do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, a pira “Chama da Esperança”, que só será apagada quando houver a descoberta de uma vacina. Parte das chamas foram levadas para a Fiocruz.
Ainda no evento, Nísia apontou que a chama simboliza a "confiança no trabalho da ciência". "Estamos trabalhando com a ciência para que essa mensagem de esperança se dê a partir de testes e da vacina. O papel da Fiocruz está sendo conduzir a pesquisa científica, reforçar o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e produzir as doses", completou.
Veja também!
>>> Mesmo com seca e calor recorde, incêndios florestais no DF caem 50%
>>> Hamilton ganha em Ímola e fica a uma corrida do hepta da Fórmula 1
>>> Volpi defende dois pênaltis e São Paulo goleia Flamengo no Maracanã
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube