Coronavírus: laboratório diz que vacina é testada com sucesso em macacos
Redação/RedeTV!Há 76 pesquisas de vacinas em andamento, segundo OMS
(Foto: Divulgação/Agência Brasil)
De acordo com o laboratório chinês Sinovac Biotech, uma vacina experimental contra o novo coronavírus apresentou resultados promissores pela primeira vez ao ser aplicada em um grupo de macacos. O experimento foi feito nesta sexta-feira (24).
As informações são da agência de notícias France Presse. Os resultados ainda precisam ser validados pela A comunidade científica ainda precisa validar os resultados.
Usando patógenos inertes do vírus que causa a Covid-19, a vacina foi ministrada em oito macacos Rhesus, que depois foram contaminados artificialmente, segundo resultados do estudo publicado pelo gigante farmacêutico Sinovac Biotech.
"Os quatro macacos que receberam a vacina em alta dose não tinham vestígios do vírus nos pulmões sete dias após a contaminação", afirmou o laboratório. Já os animais restantes, que receberam a mesma vacina em doses mais baixas, apresentaram maior carga viral no corpo. Este grupo também conseguiu resistir à doença.
"Estes são os primeiros dados sérios que eu vejo sobre uma vacina experimental", afirmou Florian Krammer, virologista da Escola de Medicina Icahn em Nova York, no Twitter. "A questão é se essa proteção dura muito tempo", questionou a imunologista Lucy Walker, da University College London.
Vacina em humanos
Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores devem percorrer diversas etapas, passando por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais; e depois para os ensaios clínicos. Uma vacina eficaz leva entre 12 e 18 meses para ser produzida, segundo estimativas.
Segundo um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao menos 76 pesquisas de vacinas estão em andamento em todo o mundo – 71 em fase pré-clínica e 5 em fase clínica.
Grupos farmacêuticos e laboratórios ao redor do mundo - como na Itália, Inglaterra, China e Israel - estão em uma corrida para desenvolver tratamento eficaz e uma vacina contra o Covid-19.
Veja também!
>>> Itália tem mais curados que novos casos de coronavírus pela 1ª vez
>>> Primeiro ministro do Reino Unido deve voltar ao trabalho na segunda-feira, diz jornal
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube