Butantan entrega 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde
Redação RedeTV!/Agência BrasilCom a entrega de 5,1 milhões de doses, o Instituto cumpriu o segundo contrato de 54 milhões
(Foto: Agência Brasil)
Nesta quarta-feira (15), o Instituto Butantan cumpriu a entrega de 100 milhões de doses dos imunizantes da Coronavac para o Ministério da Saúde. Na ocasião, foram entregues 5,1 milhões de porções da vacina para o Plano Nacional de Imunizações (PNI).
O prazo final para a entrega das 54 milhões de doses do imunizante, conforme indicava o segundo contrato acordado entre as partes, era até o dia 30 de setembro. O primeiro contrato de 46 milhões de doses foi entregue para o PNI em maio.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (15), em coletiva de imprensa, pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, que reiterou o cumprimento do contrato com 15 dias de antecedência.
Agora, o Instituto pode negociar diretamente as doses da vacina da CoronaVac com estados e Distrito federal, além de países da América do Sul.
Meta de vacinação
Em entrevista nesta quarta-feira (15) à imprensa, o governador de São Paulo, João Doria, informou que o estado paulista ultrapassou a meta de vacinação contra a covid-19 em idosos acima de 60 anos, com o esquema de imunização completo. Segundo o governo, mais de 7,3 milhões de pessoas nessa faixa etária estão protegidos contra a doença.
No público acima de 65 anos, foi atingido 100% de cobertura vacinal em todas as estratificações. Já na faixa de 60 a 64 o percentual foi de 93,5%, também acima da meta definida da campanha, que é de ao menos 90% do público-alvo. Agora, o estado começa a vacinar os idosos que concluíram seu esquema vacinal há seis meses com uma dose adicional, já que a proteção tende a cair após esse período.
No decorrer de toda a campanha, iniciada em janeiro de 2021, São Paulo aplicou mais de 57,9 milhões de doses. O número soma 35,92 milhões de aplicações de primeira dose, 20,79 milhões de segunda e 1,15 milhão de dose única, além de 111,6 mil de doses de reforço. O total de pessoas que completou o esquema vacinal no estado é hoje de 47,4%.
Redução de mortes com CoronaVac
O governo de São Paulo apresentou hoje dados, informando que a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e a Sinovac, reduziu em 88% as mortes de pessoas com mais de 70 anos no Brasil.
Os dados do Sivep-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe) do Ministério da Saúde indicam que a média semanal de mortes por covid-19 entre as pessoas com 70 anos ou mais caiu de 1.316 por dia em 28 de março para 164 em 20 de agosto. A queda de 88% considera todo o território nacional.
Se consideradas apenas as estatísticas de São Paulo, o resultado é semelhante, com redução de 86% no número de óbitos. A média semanal de mortes por covid-19, entre pessoas com mais de 70 anos no estado, caiu de 353 por dia em 28 de março, para 51 em 20 de agosto.
Veja também!
>>> Fiocruz volta a entregar doses da vacina contra covid-19
>>> Governo lança programa habitacional para profissionais de segurança
>>> Gabriel Medina conquista título do Circuito Mundial de Surfe
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube