Brasil tem 488 casos suspeitos do novo coronavírus, diz Ministério
São dois confirmados no país e 240 casos foram descartados
(Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)
O Ministério da Saúde afirmou nesta terça-feira (3) que o Brasil monitora 488 casos suspeitos do novo coronavírus no país, acréscimo de 55 pacientes com os dados divulgados na segunda (2). O país continua com dois casos confirmados de Covid-19 e, até o momento, 240 casos foram descartados.
Durante a coletiva, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que os Estados Unidos ainda não havia sido incluído na lista de países com alerta para viajantes, mas que lembro que ele está na lista de transmissão local, ou seja, os brasileiros que voltarem de lá a partir desta terça e que apresentarem sintomas serão avaliados e entram como possíveis casos suspeitos.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Segundo caso
O Ministério da Saúde confirmou no sábado (29) que um homem de 32 anos está com o Covid-19. Ele mora em São Paulo e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta (28).
Como o primeiro confirmado, ele esteve na Itália recentemente. "No atendimento, foram relatados febre, tosse, dor de garganta, mialgia (dor muscular) e cefaléia (dor de cabeça). Recebeu a orientação de isolamento domiciliar, uma vez que o quadro clínico é leve e estável. O hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas", segundo o governo. Na volta da viagem, ele teria utilizado máscara durante todo o percurso.
Na entrevista coletiva de segunda-feira (2), o governo afirmou que os dois pacientes estão bem e estão sendo monitorados pelo governo. Ambos estão em quarentena em casa e continuam em situação estável.
Veja também!
>>> Coronavírus matou mais de três mil no mundo
>>> OCDE prevê crescimento menor da economia global devido ao coronavírus
>>> Juiz decide que Adélio Bispo não pode continuar em presídio federal
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube