Astronauta publica foto de primeira flor cultivada no espaço
Redação RedeTV!(Foto: Reprodução/Twitter/Scott Kelly)
O astronauta norte-americano Scott Kelly publicou nesse domingo (17), em sua conta no Twitter, a foto de uma planta que cresceu a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), local em que ele cumpre missão já há algum tempo.
A ideia é auxiliar os cientistas no estudo sobre o crescimento de vegetais quando submetidos à microgravidade. Kelly cuidou da planta por cerca de um mês.
De acordo com o site "The Next Web", após notar o fracasso dos experimentos anteriores, Kelly decidiu abandonar as rígidas instruções de regação e, depois de remover os mofos, passou a cuidar as flores como se fossem seu próprio jardim.
“[A Zinnia] é mais sensível a fatores de ambiente e de luz, e seu período de crescimento é longo (entre 60 e 80 dias). Essa é uma planta difícil de se cultivar e pode significar um bom precursor de tomateiros justamente devido ao ciclo longo de florescimento”, explica Trent Smith, gerente do Veggie Lab, um laboratório da estação que provê condições favoráveis ao crescimento de plantas.
Para Alexandra Whitmire, do programa de investigação humana da NASA, a importância das plantas vai aumentar futuramente, devido à ligação da equipe com elas. "O cultivo de vegetais vai facilitar a realização de longa duração em ambientes isolados", afirmou Alexandra.
Alfaces chinesa e vermelha também serão cultivadas pela NASA a bardo da ISS neste ano. Em 2018, a ideia por lá, é plantar tomates.
#SpaceFlower out in the sun for the first time! #YearInSpace pic.twitter.com/Cghu9XGv1J
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) January 17, 2016