ANS torna obrigatória cobertura de teste de Covid-19 em planos de saúde
Redação/RedeTV!Cobertura vale para segmentação ambulatorial, hospitalar e de referência
(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tornou obrigatória a cobertura de testes sorológicos para detectar o novo coronavírus em planos de saúde, segundo resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (29). A medida atende a uma determinação judicial.
De acordo com o gerente-geral de Regulação Assistencial, Teófilo Rodrigues, os exames sorológicos passam a ser de cobertura obrigatória nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado quadros clínicos como:
Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
Queixas
Entre o ínicio de março e o dia 15 de junho, clientes de planos de saúde registraram 4.701 queixas relacionadas à pandemia do novo coronavírus na ANS. O dado faz parte da segunda edição do Boletim Covid-19, divulgado pela agência reguladora.
Entre as queixas, 36% dizem respeito a exames e tratamento da doença e 43% reclamavam de outras assistências afetadas pela pandemia. Outros 21% foram sobre temas não assistenciais, como contratos ou regulamentos.
As reclamações sobre dificuldades no tratamento ou exames de Covid-19 seguem em trajetória de aumento desde abril. Na primeira quinzena de junho, foram 452 queixas, contra 352 na segunda quinzena de maio e 317 nos primeiros 15 dias de maio.
Veja também!
>>> Rio de Janeiro terá torcida nos estádios a partir de julho
>>> Itália tem menor número de casos ativos de Covid-19 desde 13 de março
>>> Pesquisa mostra aumento da violência contra pessoas trans no Brasil
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube