Ainda em testes, primeira dose de vacina 100% brasileira é aplicada em homem de Salvador, BA
Redação RedeTV!Nesta fase I será avaliada a segurança e imunogenicidade da vacina "RNA MCTI CIMATEC HDT"
(Foto: Reprodução/TV Brasil)
Nesta quinta-feira (13), Anderson Nascimento Souza foi o primeiro brasileiro a tomar a vacina 100% nacional contra a Covid-19. A aplicação foi feita em Salvador (BA), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC).
A vacina, chamada RNA MCTI CIMATEC HDT, está na primeira fase dos estudos com seres humanos e está sendo avaliada a eficácia e imunogenicidade contra o vírus da Covid-19.
O imunizante RNA MCTI Cimatec HDT é baseado na tecnologia RNA, capaz de codificar a proteína spike do coronavírus.
Uma vez comprovada a segurança na fase 1, após as análises estatísticas dos dados, terá início a fase 2, com a participação de 400 voluntários. Da mesma forma, o início da fase 3 dependerá dos resultados da fase anterior.
Para a fase 3, está previsto o recrutamento de 3.000 a 5.000 participantes. Ao todo, o período de testes vai durar cerca de um ano.
Durante o evento, o ministro da Ciência Marcos Pontes afirmou que a vacina brasileira poderá contribuir a longo prazo para a autossuficiência do país em relação ao suprimento de doses de imunizantes contra a Covid-19.
Além de Pontes, participaram o ministro da Cidadania, João Roma, e o presidente da RedeVírus MCTI e secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Marcelo Morales.
Veja também!
>>>Saúde: boa parte dos sistemas de dados será normalizada até sexta
>>>DF proíbe realização de shows e eventos com vendas de ingressos
>>>Doria recomenda limitação de 70% da capacidade em eventos em SP por conta da Ômicron
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube