21/09/2016 06:20:00 - Atualizado em 21/09/2016 06:38:00

Um em cada três brasileiros acha que mulher pode ser culpada por estupro, diz pesquisa

Redação/RedeTV!

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (21) mostra que um em cada três brasileiros acha que a mulher vítima de estupro pode ser considerada responsável pelo ato de violência sofrido. De acordo com o levantamento, 30% dos homens e mulheres entrevistados concordaram com a afirmação que "A mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada.

Os dados divulgados pelo instituto na pesquisa encomendada pelo Fórum de Segurança Pública ainda mostram que 65% das pessoas discordam da frase, 4% não concordam nem discordam e 1% não sabe.

Já com relação à frase "Mulheres que se dão ao respeito não são estupradas", 37% dos entrevistados responderam que "sim". A maior parte dos entrevistados que concordaram com a afirmação é de homens, com 42%. Mulheres correspondem a 32% das respostas "sim". Do total de entrevistados, 57% discordam, 4% não concordam nem discordam e 1% não sabe.

O Datafolha mostra ainda que 85% das mulheres entrevistadas têm medo de ser estupradas. O índice é maior entre adolescentes, mulheres mais jovens e moradoras das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na região Norte, o percentual é de 87,5%. Já no Nordeste, o índice chega a 90%. Segundo os dados divulgados, o índice de temor de estupro por parte dos homens é de 46%.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 5 de agosto deste ano em 217 municípios brasileiros. Foram entrevistadas 3.625 pessoas com 16 anos de idade ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Recomendado para você

Comentários