Temporal causa alagamentos e mortes na Grande São Paulo
Redação/RedeTV! com ABrDuas pessoas estão soterradas após o desabamento de uma casa no ABC Paulista
(Foto:Reprodução/Twitter)
O temporal que atingiu a grande São Paulo na noite desse domingo (10) e madrugada de desta segunda (11) deixou ao menos 12 mortos e seis feridos, segundo a última atualização do Corpo de Bombeiros, no fim da tarde de hoje.
Inicialmente foi informado que o número de vítimas fatais tinha chegado a 12, mas a contagem foi corrigida pelo Governo do Estado. No entanto, por volta das 16h45, os bombeiros confirmaram o aumento no número de mortos e feridos.
De acordo com o porta-voz dos Bombeiros, o capitão Marcos Palumbo, a 12ª vítima é um homem de 45 anos que estava em um carro que caiu num córrego que chega ao rio Tamanduateí. Ele foi arrastado na Av. Eng. Olávo Alaisio de Lima, em Santo André.
Somente em Ribeirão Pires, no ABC, quatro pessoas morreram soterradas devido a um desabamento de uma residência. Ainda no ABC, uma morte foi registrada no bairro Taboão em São Bernardo do Campo e duas em Santo André.
Uma criança também morreu soterrada em Embu das Artes.
Duas pessoas também teriam morrido afogadas na Avenida dos Estados, onde houve o transbordamento do rio Tamanduateí, zona leste da capital paulista.
Ainda de acordo com a corporação, um deslizamento de terra que atingiu uma casa na Rua dos Cravos, em São Rafael, na zona leste da capital, soterrou três pessoas. Uma mulher e duas crianças foram retiradas dos escombros, uma das crianças em estado grave. Todos foram levados para o Posto de Saúde de Sapopemba.
A chuva também alagou várias vias no bairro de Sacomã, na região sudeste da cidade. De acordo com relatos nas redes sociais, carros foram arrastados pela correnteza e alguns motoristas tiveram que ficar aguardando ajuda nos tetos dos veículos.
Na Rua Caqui, em Embu Mirim, uma casa também desabou. Quatro pessoas foram retiradas dos escombros sem ferimentos.
Durante a tempestade, toda a capital entrou em estado de atenção, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Ainda de acordo com o órgão, a Marginal Tietê está em estado de alerta para transbordamentos, com alto risco nas pontes da Dutra, Piqueri e Limão.
Esta manhã (11) inicia com regiões alagadas, e Marginal Tietê e Subprefeitura do Ipiranga em ALERTA. Já choveu em março o equivalente a 83,7% da média esperada do mês inteiro. Céu permanece encoberto, com garoa ocasional. Máx 25ºC. https://t.co/DcEeyiWHDE #RespeiteACHuva #PrefSP pic.twitter.com/jPRAYy0ZLA
— CGE (@cge_sp) 11 de março de 2019
Os bairros de Vila Prudente, Ipiranga, e as cidades do ABC foram as regiões mais afetadas pela chuva. Segundo última atualização do Corpo de Bombeiros, houve 601 ocorrências de enchentes, 121 quedas de árvore, 54 ocorrências de desabamentos e três deslizamentos graves.
Em decorrência das fortes chuvas, a circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM está interrompiada, sem previsão de normalização.
Um trecho da via Anchieta, principal via de ligação do ABC Paulista com a cidade de São Paulo, está bloqueada para a passagem de carros na altura da Uniban. Saídas para a capital a partir de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul estão interditadas.
Rodízio Suspenso
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que o rodízio municipal de veículos foi suspenso durante todo o dia. Placas final 1 e 2 poderão circular normalmente pela cidade.