Sequestrador de ônibus na Ponte Rio-Niterói é morto após 3h30 de cerco
Redação/RedeTV!Homem fez 37 passageiros reféns na Ponte Rio-Niterói
(Foto: Reprodução)
O homem, identificado como Willian Augusto da Silva, de 20 anos, que fez 37 reféns dentro de um ônibus da viação Galo Branco por cerca de 3 horas e meia na manhã desta terça-feira (20), na Ponte Rio-Niterói, foi morto por um atirador de elite do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Nenhum refém ficou ferido. A informação foi confirmada pelo porta-voz da Polícia Militar, coronel Mauro Fliess.
Por volta das 9h, tiros foram ouvidos no local. Na sequência, a PM informou pelo Twitter que a ocorrência havia sido encerrada com a morte do sequestrador e sem vítimas entre os reféns. "O tomador de refém foi neutralizado por um atirador de precisão do #Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] e todos os reféns foram libertados ilesos", postou a corporação.
Ainda não se sabe a motivação do sequestrador, nem qual era sua profissão.
Após o desfecho do sequestro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel elogiou o trabalho “muito técnico” feito pela Polícia Militar. “O ideal é que todos saíssem com vida, mas nós tivemos que tomar uma decisão de salvar os reféns. O que nós assistimos foi um trabalho muito técnico da Polícia Militar. Todo tempo eu fiquei monitorando para fazer o meu trabalho como governador e a Polícia Militar, usando os atiradores de elite, escolheu a melhor oportunidade para salvar os reféns. A técnica é da Polícia Militar. Nós nos mobilizamos rapidamente e tentamos evitar o transtorno para a sociedade”, disse ele no local.
O sequestro
De acordo com a porta-voz da PRF, Sheila Sena, o criminoso parou o ônibus da Linha 2520, que fazia o trajeto Jardim Alcântara, em São Gonçalo, até o Estácio, no centro da capital, por volta das 5h30 e rendeu motorista e passageiros. Ele se identificou como policial militar e ameaçou incendiar o veículo com gasolina.
A Policia Federal Rodoviária, o Bope e também a Polícia Militar realizaram um cerco ao veículo e tentaram negociar com o homem que parecia estar armado.
Por volta das 9h, Willian Augusto da Silva acabou sendo morto por um atirador de elite quando desceu do ônibus para atirar um objeto. Após a ação, uma ambulância foi levada para o local.
Antes de ser atingido, o sequestrador havia liberado seis reféns. Três passageiras passaram mal ao serem liberadas, uma delas chegou a desmaiar na pista. Elas receberam atendimento médico e passam bem.
A única exigência do criminoso que, segundo a PM, portava uma arma de brinquedo, foi de que a imprensa fosse afastada para que ele não fosse filmado.
Por conta do incidente, a circulação de veículos em direção ao Rio foi bloqueada nos dois sentidos.
Veja também!
>>> MEC analisa novo modelo de distribuição de recursos para universidades
>>> Governo está atento a projetos que cerceiem atividade policial, diz Moro
>>> Pais denunciam professor por abusar de crianças em escolinha de futebol