São Paulo terá rodízio de carros 24 horas e restrição por placa par e ímpar a partir de segunda-feira (11)
Redação/RedeTV!"Momentos extremos exigem medidas extremas", disse o prefeito durante coletiva na manhã desta quinta (7)
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (7) que o rodízio de veículos na capital paulista vai ser retomado a partir da próxima segunda-feira (11), mas em um esquema mais restritivo. O rodízio municipal estava suspenso por causa da quarentena devido à pandemia do coronavírus.
A partir de segunda-feira (11), carros com placas de final par só poderão rodar em dias pares e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida vale para toda a cidade - não apenas o centro expandido -, durante 24 horas, inclusive aos finais de semana.
"Momentos extremos exigem medidas extremas", afirmou Covas. "Essa é uma medida necessária para que a gente evite ter que decretar o lockdown na cidade de São Paulo", defendeu o prefeito durante coletiva de imprensa virtual.
Ainda de acordo com Covas, a liberação da medida será concedida apenas aos profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros e outros da área terão até dez dias para acionar a prefeitura para que sejam cadastrados e liberados de multas. Quem já tinha a isenção anteriormente, caso de alguns médicos, segue autorizado.
"Após esse prazo de dez dias, caso não aconteça o cadastro, aí sim, recebendo a notificação, criamos juntas específicas para analisar a questão. Havendo a comprovação, a multa será cancelada", afirmou o secretário municipal de Transportes, Edson Caram.
Profissionais de saúde devem enviar a solicitação para: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br.
Logo, a medida diz que:
. carros com placa final par só poderão circular nos dias pares (0, 2, 4 e 8)
. carros com placa final ímpar poderão circular nos dias ímpares (1, 3, 5, 7 e 9)
. medida vale durante as 24h do dia e inclui sábados e domingos
Frota de ônibus
Com a ampliação do rodízio, a prefeitura irá ampliar a frota de ônibus na cidade. "A partir de segunda-feira (11), teremos mil ônibus acrescentados na rede municipal de transporte e mais 600 que ficarão nos bolsões, para caso a SPtrans observe a necessidade, eles sejam incrementados", afirmou Covas.
Veja também!
>>> Auxílio de R$ 600: Pagamento do segundo lote será mais eficiente, diz Caixa
>>> Câmara aprova em 2° turno texto-base da PEC do Orçamento de Guerra
>>> TRF4 mantém condenação de Lula no caso do sítio em Atibaia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube