Prefeitura de SP anuncia tarifa zero para ônibus aos domingos
Redação RedeTV!Benefício começará a valer a partir de 17 de dezembro
(Foto: Agência Brasil)
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta segunda-feira (11) que a partir do dia 17 de dezembro os ônibus municipais terão tarifa zero aos domingos, no Natal, no Ano-Novo e no aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro).
A medida deverá valer para todos ônibus da cidade, das 00h até as 23h59.
Segundo a prefeitura de São Paulo, a medida tem como objetivo “incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos."
“Só de espaços culturais da Prefeitura que abrem aos domingos, são 78, de espaços esportivos, 45, além de 112 parques. Fora os equipamentos do Estado, particulares, Shoppings. O cidadão vai poder visitar a Avenida Paulista aberta aos domingos, a Liberdade, poderá ir à missa, ao teatro, ao centro histórico e uma série de atividades”, destacou o prefeito.
Nunes ainda afirmou que a iniciativa não deve refletir no orçamento público e prevê que, inicialmente, o atendimento será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus. "Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Vamos deixar de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, que soma R$ 280 milhões no ano. Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então tecnicamente não existe um aumento de recurso”, explicou.
A catraca será liberada para os passageiros pelo motorista e cobrador ou através do Bilhete Único individual que, neste caso, não haverá cobranças ao usuário.
Veja também!
- Novo grupo de repatriados de Gaza chegará ao Brasil nesta madrugada
- Incêndio em acampamento do MST deixa 9 mortos, no Sul do Pará
- Mina 18 da Braskem se rompe na Lagoa Mundaú, em Maceió
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: