Polícia Federal cumpre novos mandados contra fraude no Banco de Brasília
Redação RedeTV!Esta nova fase é desdobramento da Operação Greenfield, ocorrida em janeiro
(Foto: Agência Brasil)
A Polícia Federal do Distrito Federal deflagrou a operação Circus Maximus, na manhã desta quinta-feira (21), que investiga fraude em fundos de pensão no Banco de Brasília (BRB).
Esta nova fase é desdobramento da Operação Greenfield, ocorrida em janeiro, que mirou esquema de pagamento de propinas a diretores e ex-diretores do Banco de Brasília (BRB) em troca de investimentos em projetos.
O objetivo da operação é desarticular uma suposta organização criminosa instalada no Banco desde 2014. Empresários e agentes financeiros autônomos são suspeitos de cometerem crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem de dinheiro e gestão temerária.
De acordo com o MPF, o Banco de Brasília teve um prejuízo de, aproximadamente, R$ 348 milhões com as fraudes. O esquema consistiu no pagamento de propina para que o BRB e outros fundos de pensão aportassem valores em, pelo menos, dois empreendimentos: o FIP LSH (relacionado ao antigo Trump Hotel, na Barra da Tijuca), e o FII SIA (relacionado ao empreendimento Praça Capital, desenvolvido pela Odebrecht Realizações e pela Brasal Incorporações).