Nasa encontra planície congelada no centro do 'coração de Plutão'
Fábio de Castro/Agência Estado"Esse terreno não é fácil de explicar. A descoberta de uma vasta planície muito jovem e sem crateras em Plutão ultrapassa todas as expectativas que havia antes do sobrevoo", disse Jeff Moore, que lidera a equipe de geofísica e imageamento da missão New Horizons.
A planície congelada foi batizada de Sputinik Planum e tem cerca de 20 quilômetros. Ela fica ao norte das montanhas congeladas de Plutão, na formação semelhante a um coração batizada informalmente de Tombaugh Regio, em homenagem a Clyde Tombaugh, que descobriu o planeta anão em 1930. Formações com até um quilômetro de extensão são visíveis na imagem, feita na terça-feira, 14, a uma distância de 77 mil quilômetros de Plutão.
A Nasa produziu uma simulação do sobrevoo da New Horizons sobre as montanhas de Norgay Montes e as planícies de Sputnik Planum, descobertas em Plutão. As montanhas foram batizadas em homenagem a Tenzing Norgay, um dos primeiros dois seres humanos a alcançar o cume do monte Everest. A planície foi batizada em referência ao primeiro satélite artificial da Terra, o Sputinik, lançado pela União Soviética em 1957.