Moro autoriza uso da Força Nacional de Segurança para combate a incêndios
Redação/ RedeTV!Decreto autoriza o emprego da Força Nacional no combate ao fogo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio da Força Nacional de Segurança (FNSP) para os estados do Pará e Rondônia. De acordo com a portaria, a medida foi tomada em apoio ao Instituto Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em caráter episódico e planejado, nas ações de combate ao desmatamento ilegal da floresta Amazônica , nos locais de alertas de desmatamento identificados pelo sistema Deter/Inpe, no estado do Pará e no estado de Rondônia, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, até 31 de outubro de 2019”, diz trecho do texto.
Antes da portaria entrar em vigor, a Força Nacional também enviou 30 homens do Corpo de Bombeiros de Brasília para Porto Velho (RO) neste sábado (24). A atuação da Força Nacional está autorizada até o dia 31 de outubro. O prazo poderá ser prorrogado.
Mais cedo, o governo informou que outros seis estados já haviam formalizado um pedido para ação das Forças Armadas no combate às queimadas: Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Acre e Mato Grosso.
Na sexta (23), o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.
Veja também!
>>> Jair Bolsonaro sobre Amazônia: "A proteção da floresta é nosso dever"
>>> Donald Trump oferece a Bolsonaro ajuda à Amazônia
>>> Bolsonaro autoriza emprego das Forças Armadas na Amazônia