Lélia Gonzalez, Milton Santos e Elza Soares estão entre personalidades que terão esculturas em SP
Redação RedeTV!Como parte da celebração do "Dia da Consciência Negra", a prefeitura de São Paulo decidiu homenagear com estátuas figuras negras
(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a prefeitura de São Paulo decidiu homenagear personalidades negras por conta do “Dia da Consciência Negra”. Os munícipios puderam votar entre os dias 10 e 25 de novembro em 3 nomes de 14 indicados.
O resultado da consulta popular escolheu Ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá, a cantora Elza Soares, Chaguinhas– cabo condenado à morte que inspirou o nome de Liberdade ao bairro paulistano–, a filósofa e escritora Lélia González e o geógrafo Milton Santos para serem homenageados na cidade.
De 390 obras públicas, apenas 5 eram de pessoas negras antes de 2021. A secretária de cultura, Aline Torres, afirmou que “Entre 2021 e 2022, inauguramos mais cinco estátuas [..] Portanto, passaremos de cinco para 15 esculturas".
A pasta demonstrou alegria com a “evolução” da representatividade negra em São Paulo. As cinco estátuas já inauguradas são do atleta Adhemar Ferreira da Silva, primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico, da escritora Carolina Maria de Jesus, da pioneira do carnaval paulistano Deolinda Madre (Madrinha Eunice),do baluarte do samba paulista Geraldo Filme e do vanguardista da música Itamar Assumpção.
Veja também!
- Esposa de Cariani quebra silêncio e se pronuncia sobre investigações da PF: "Tantas mentiras"
- Presidente da Petrobras lamenta instalação da CPI da Braskem
- PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: