Incêndio deixa mortos e feridos no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo
Redação/RedeTV! com Agência Brasil(Foto:Reprodução)
Um incêndio deixou 10 mortos e três pessoas feridas - um deles em estado grave, no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações, a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada às 5h17. O fogo foi controlado por volta das 7h20.
A secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro divulgou os nomes dos três atletas feridos no incêndio, que estão internados do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Jonathan Cruz Ventura, de 15 anos, está em estado gravíssimo, teve 40% do corpo queimado, foi operado e deve ser transferido ainda hoje para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz, especializado em queimados.
Leia Também
- Bombeiros encerram trabalho de rescaldo do incêndio no CT do Flamengo
- Perícia trabalha com hipótese de curto-circuito como causa de incêndio
- Atleta de 15 anos teve 30% do corpo queimado em incêndio no Ninho do Urubu
- Jogos terão um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de incêndio
- Bolsonaro manifesta solidariedade a famílias de vítimas de incêndio
- Goleiro das seleções de base está entre vítimas de incêndio
- Rio terá luto de 3 dias por vítimas de incêndio no CT do Flamengo
- FlaxFlu é cancelado após incêndio em centro de treinamento do Flamengo
Segundo os Bombeiros, entre as vítimas já identificadas estão três atletas da base. Entre eles, Christian Esmério, de 15 anos; Arthur Vinicius, que completaria 15 anos neste próximo sábado (9); e Pablo Henrique da Silva Matos, jogador do sub-17 do Flamengo, e primo do zagueiro Werley, do Vasco.
O incêndio atingiu uma ala antiga do CT, quer servia de alojamento para as categorias de base do clube. No momento de incidente, atletas entre 14 e 17 anos dormiam no local.
O Centro de Treinamento Presidente George Helal, conhecido popularmente como Ninho do Urubu, passou por reformas recentemente, com a inauguração de um um novo módulo profissional em novembro de 2018.
Nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros explica a situação do centro de treinamento em relação ao laudo de permissão da corporação:
"O Centro de Treinamento do Flamengo, localizado na Estrada dos Bandeirantes. 25.997 - Vargem Grande, está em processo de regularização junto ao Corpo de Bombeiros, o que significa que ainda não possui o Certificado de Aprovação (CA), que é o documento final emitido pela corporação.
O CA é a documentação que atesta a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio previstos pela legislação vigente. Não se trata de alvará de funcionamento (estabelecimentos comerciais) ou habite-se (imóveis residenciais). Estes documentos são emitidos pela Prefeitura.
Importante esclarecer que a não existência do CA não significa, por si só, que o local não possuía os dispositivos, e sim que não era aprovado pelo CBMERJ".
FlaxFlu cancelado
A partida entre Flamengo e Fluminense, que aconteceria neste sábado (9), válida pela semifinal da Taça Guanabara, será adiada. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) marcou uma reunião nesta sexta-feira com os dirigentes dos dois clubes para acertar uma nova data.
“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro lamenta a tragédia ocorrida no CT do Flamengo e se solidariza com as famílias. A FERJ informa que não vê clima para a realização do Fla-Flu, neste sábado, no Maracanã", informa em nota.
Todas as partidas organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terão, na próxima rodada, um minuto de silêncio como gesto de homenagem às vítimas.
Clubes se solidarizam
Inúmeros clubes do futebol brasileiro usaram as redes sociais para prestar condolências ao Flamengo após o ocorrido.
O Fluminense Football Club lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu e se solidariza com a dor do Clube de Regatas do Flamengo. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) 8 de fevereiro de 2019
Que notícia triste o trágico acidente no Ninho do Urubu. O Botafogo manifesta sua solidariedade ao @Flamengo , a torcedores, a familiares e amigos das vítimas. #ForçaFlamengo
— Botafogo F.R. (@Botafogo) 8 de fevereiro de 2019
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do @Flamengo e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas. #ForçaFlamengo
— SE Palmeiras (@Palmeiras) 8 de fevereiro de 2019
😢
— Corinthians (@Corinthians) 8 de fevereiro de 2019
Estamos em choque com o trágico incêndio no Ninho do Urubu. Neste momento de dor e luto, externamos toda a nossa solidariedade ao @Flamengo, à torcida flamenguista e aos familiares e amigos das vítimas.#ForçaFlamengo
Estamos consternados com o trágico incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, o CT das categorias de base do @Flamengo. Manifestamos nossa solidariedade ao clube, à torcida e aos familiares e amigos das vítimas neste momento de dor.
— S. C. Internacional (@SCInternacional) 8 de fevereiro de 2019
FORÇA, FLAMENGO!
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) 8 de fevereiro de 2019
Estamos muito tristes e abalados com a notícia do incêndio que atingiu o Ninho do Urubu, deixando inúmeras vítimas.
Externamos nosso desejo de força aos irmãos do @Flamengo e a todos os familiares dos atingidos. Nossos pensamentos e orações estão com vocês. pic.twitter.com/Sb4Lpq5XvK
Ídolo do Flamengo, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, lamentou o incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu e pediu apuração. "Que tragédia essa com a base do Flamengo! Que choque receber essa notícia aqui, do outro lado do mundo", afirmou Zico, que atualmente trabalha no Japão.
Usando sua conta no Instagram, o ex-jogador desejou "que Deus conforte os familiares que perderam seus filhos, netos, irmãos, sobrinhos,enfim parentes". Formado na base do Flamengo, Zico lembrou o sonho de muitos adolescentes de mudar de vida com o futebol: "Meninos que sonhavam com um futuro e muitos, sem dúvida, em ajudar suas famílias".
Zico cobrou a apuração do incêndio: "Que se apure tudo, pois uma tragédia como essa não pode passar em branco. Vidas se foram". Ele desejou que a "nação rubro-negra tenha força e fé para superar este momento".
Horas após o acidente, o Flamengo se manifestou pela primeira vez em suas redes sociais. Em uma imagem com o fundo preto e com o escudo do time, a entidade avisou estar de luto.
— Flamengo (@Flamengo) 8 de fevereiro de 2019