19/12/2022 18:35:00

Greve dos aeronautas: saiba quais os direitos do consumidor

Redação RedeTV!

A paralisação causou atrasos nos principais aeroportos do país

(Foto: Agência Brasil)

Na manhã desta segunda-feira (19), entre as 6h e as 8h, a greve dos pilotos e comissários de voo causou atrasos nos principais aeroportos do país. 

A paralisação reivindica a recomposição salarial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) com aumento real de 5% acima desse indicador e, principalmente, que estabeleça de alguma forma, em convenção coletiva, um limite para o respeito às escalas, as folgas planejadas.

Sem acordo até a tarde desta segunda, a greve deve se manter na terça-feira (20). 

Com os voos afetados devido às paralisações, como fica o direito dos passageiros neste caso? Segundo a Fundação Procon-SP, mesmo não sendo as causadoras dos transtornos ocasionados, as empresas aéreas têm o dever de prestar a assistência para minimizar esses transtornos. 

O advogado especialista em direito cível e do consumidor, Diego Marcondes, alerta que as companhias devem fornecer todas as informações necessárias para o consumidor. “Se o passageiro for pego de surpresa em meio a uma greve, ele deve procurar imediatamente o balcão de informações de sua companhia aérea. As greves quanto os caos aéreos e fenômenos naturais não podem ser usados como justificativa para a falta de informações claras e adequadas aos passageiros!”, destaca Marcondes.

Em casos de prejuízos pessoal ou profissional devido os atrasos e cancelamentos, o passageiro tem direito a uma indenização por danos morais e materiais. 

“Greves nas companhias aéreas podem levar ao cancelamento do voo. Se um de seus voos foi cancelado por conta de uma greve, fique sabendo que você pode ter direito a uma indenização! Neste sentido, através de um processo judicial, se não houver uma composição amigável,  o  consumidor tem direito a  solicitar  uma indenização por danos materiais (quando a perda de valores econômicos envolvidos) e por dano moral que este é próprio da situação, ferindo direito da personalidade do consumidor e até mesmo sua credibilidade profissional  que  se  verificará intensidade  deste  dano”, ressalta o advogado. 

Confira os direitos dos passageiros em casos de cancelamentos ou atrasos: 

- informação prévia quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas; 

- viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino; 

- ser direcionado para outra companhia, sem custo.

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