Estudantes da Esalq vendem manual com ofensas a calouros
Luiz Fernando Toledo/Agência EstadoO professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq Antonio Almeida, que estuda o trote nas universidades há 14 anos, foi quem relatou a prática. Ele deve fazer denúncia formal à unidade ainda nesta terça-feira, 10. A Esalq afirma que tem conhecimento do manual e abrirá sindicância para apurar quem são os autores. A escola ressalta, no entanto, que não patrocinou o material nem esteve envolvida com sua produção editorial e gráfica.
O manual, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, faz apologia do uso de álcool e convida os novos alunos para uma "maratona", competição de ingestão de bebidas alcoólicas semelhante àquela em que morreu Humberto Moura Fonseca, de 23 anos, estudante da Unesp, em Bauru.
O manual é assinado pelo Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq) e pela Comissão de Integração - grupo de alunos responsável pelos eventos para os calouros. A reportagem procurou o Calq por telefone, e-mail e pelas redes sociais, mas não obteve reposta até 18h30.
Crime
O corpo do adolescente Gabriel Oliveira Maciel, de 17 anos, foi encontrado em uma vala na zona rural de Viçosa, em Minas Gerais. Ele estava desaparecido desde sexta-feira, após participar de festa de calouros.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.