Estado do Rio de Janeiro teve uma chacina a cada seis dias em 2017
Redação/RedeTV!(Foto: Divulgação/PMRJ)
O Rio de Janeiro registrou 59 chacinas em 2017. Em média, o estado teve uma chacina a cada seis dias no último ano. O crime é caracterizado pelo assassinato de três ou mais pessoas no mesmo momento ou local.
O levantamento tem base em microdados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e foi publicado neste domingo (3) pelo jornal “Extra” por meio da Lei de Acesso à Informação.Ainda de acordo com o estudo, 22 chacinas aconteceram na Baixada Fluminense. A capital teve 15 ocorrências do tipo, com sete delas foram na zona oeste da cidade.
O interior do estado teve 14 execuções coletivas e, por fim, oito casos foram registrados na Grande Niterói. Favelas dominadas pelo tráfico e por milícias ou disputadas por quadrilhas foram o cenário da maioria das chacinas.
Se considerados os duplos homicídios, houve um total de 335 múltiplos assassinatos no Rio, com 758 vítimas. O número representa 11% de todos assassinatos no estado em 2017.
Não foram consideradas mortes provocadas por policiais durante confrontos, classificados pelo ISP como homicídios decorrentes de intervenção policial e que pressupõem legítima defesa.