Covid 19: SP cria lista de espera para antecipar aplicação da 2ª dose das vacinas
Redação RedeTV!Pessoas que tomaram CoronaVac podem ser convocadas após o 14º dia da aplicação da 1ª dose; quem tomou Pfizer e AstraZeneca após 60 dias
(Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Nesta segunda-feira (16), a capital de São Paulo começa a colocar pessoas que receberam a 1ª dose das vacinas contra Covid-19 na fila para anteciparem a imunização com a 2ª dose.
Isso acontece para não haver desperdícios de doses de vacinas que sobram no fim do dia e combater a proliferação da variante Delta. Anteriormente, as pessoas que não estavam no grupo prioritário e se inscreviam na lista (a chamada “xepa”) recebiam o convite para fazer a imunização caso sobrassem doses nos postos de vacinação.
As pessoas que tomaram as vacinas da Pfizer e AstraZeneca, que tem recomendação para aplicação da 2ª dose após 3 meses, poderão ter a vacinação antecipada a partir de 60 dias da imunização com a 1ª dose. Já a CoronaVac, recomendada para ser aplicada entre 14 e 28 dias, pode ter a antecipação a partir do 14º dia.
A antecipação da 2ª dose da vacinação havia sido discutida anteriormente no estado de São Paulo, mas a princípio tinha sido descartada por, segundo estudos, diminuir a resposta imunológica do corpo.
As pessoas que tiverem interesse em antecipar a imunização devem comparecer a qualquer posto de vacinação e deixar o nome na lista. As chamadas acontecem próximas ao fechamento dos postos.
Veja também!
>>> Prorrogação do auxílio emergencial começará a ser paga no dia 18
>>> Auxílio Brasil é uma conquista da sociedade, diz ministro da Cidadania
>>> Covid-19: novo lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube