Covid-19: Número alto de estudantes assintomáticos faz prefeitura de São Paulo adiar volta às aulas
Redação/RedeTV!Foram seis mil estudantes testados e 64% das crianças infectadas não tiveram sintomas
(Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo)
A prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (18) que as aulas da rede de ensino, pública e privada, da cidade não serão retomadas em setembro, mês que o governo estadual pretende voltar às atividades presenciais. A decisão foi divulgada após um estudo feito na capital paulista mostrar que 64% das crianças infectadas pela Covid-19 são assintomáticas.
Foram seis mil estudantes testados divididos em três grupos iguais: ensino infantil, fundamental I e fundalemtal II. Desse total, 16,1% já tiveram contato com a Covid-19 e, dos que foram contaminados, dois terços ficaram assintomáticos, ou seja, não tiveram sintomas da doença. De todos os alunos testados, mais de 1/4 convivem diariamente com idosos.
Dados da fase 1 do Inquérito Sorológico, pesquisa realizada com crianças e adolescentes com idade entre 4 e 14 anos da rede municipal de ensino, mostram que "o ambiente escolar e os alunos podem ser um fator de disseminação do novo coronavírus, já que o vírus pode ser disseminado na escola, família e comunidade", segundo a prefeitura.
A prefeitura ainda informou que "para realização da pesquisa foi utilizada a base de dados de alunos matriculados na Secretaria Municipal de Educação (SME), um total de 675.922 (com idade entre 4 e 14 anos) estudantes". Os dados foram coletados entre os dias 6 e 10 de agosto.
Medidas de prevenção
A pesquisa mostra também que os estudante seguem, em sua maioria, medidas de prevenção contra o novo coronavírus e chegou a 98,2% de adesão total ou parcial das medidas recomendadas. Para o governo, o registro do uso de máscaras também foi bastante elevado: 76,7% usam sempre, e 14,1% usam na maioria das vezes.
Veja também!
>>> AGU recupera R$ 3,29 bilhões para os cofres públicos no 1º semestre
>>> Quarentena em São Paulo preserva mais de 300 mil empregos, diz estudo
>>> Menina de 10 anos estuprada pelo tio no ES tem gravidez interrompida no Recife (PE)
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube