Comece o dia informado: veja as principais notícias do fim de semana
Redação RedeTV!Número de mortes aumenta em Petrópolis, Rússia mantém exercícios militares em Belarus e Rainha da Inglaterra com Covid-19
(Foto: Redação RedeTV!)
Tensão na Europa
A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, divulgou um comunicado no sábado (19), recomendando que os brasileiros que estão no país e redobrem a atenção e evitem as províncias de Donetsk e Luhansk por conta do possível conflito com a Rússia.
Os governos da Rússia e de Belarus decidiram estender os exercícios militares previstos para se encerrarem no domingo (20). A informação divulgada pelo ministro da Defesa de Belarus, Viktor Khrenin, intensifica ainda mais o medo de uma possível guerra com a Ucrânia, país vizinho das duas nações.
Após a decisão, o presidente da França, Emmanuel Macron, ligou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e falou sobre uma possibilidade de acalmar a situação envolvendo a Ucrânia. Uma reunião deve ocorrer nesta segunda-feira (21).
Rainha com Covid-19
A rainha da Inglaterra, Elizabeth ll, testou positivo para covid-19, informou o Palácio de Buckingham no domingo. De acordo com o comunicado, a monarca de 95 anos apresenta sintomas leves, parecidos com um resfriado.
A rainha da Inglaterra apareceu publicamente pela última vez na quinta-feira (17) para receber os dois novos secretários de Defesa do Reino Unido.
O príncipe Charles, filho mais velho de Elizabeth ll, esteve com a mãe recentemente. Ele também testou positivo para a doença, mas na semana passada.
Tragédia em Petrópolis
As equipes de resgate que atuam em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, retiraram 24 pessoas com vida dos deslizamentos e enchentes que afetam a cidade desde terça-feira (15), quando um temporal caiu na região. A cidade foi novamente atingida por chuvas fortes na quinta-feira (17). O número de mortos subiu para 176 e ainda há 117 pessoas desaparecidas, segundo a Polícia Civil do estado e Corpo de Bombeiros.
Terceiro caso da subvariante BA.2
A cidade de São Paulo identificou o terceiro caso de uma pessoa contaminada com a subvariante BA.2 do coronavírus. O paciente é um homem, de 45 anos, residente de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, que foi atendido no sistema de saúde da capital paulista. Ele está vacinado com três doses.
A identificação foi feita na última sexta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Butantan a partir da análise genômica do vírus. A BA.2 surgiu a partir das mutações da variante ômicron (BA.1).
Veja também!
>>> Rússia e Belarus decidem manter exercícios militares próximos da Ucrânia
>>> Macron afirma que Putin participará de conversa com Ucrânia e membros de grupo europeu
>>> Covid-19: São Paulo identifica terceiro caso da subvariante BA.2
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube