Bebê Sofia morre nos EUA após parada cardíaca
Redação RedeTV!A bebê Sofia (Foto: Reprodução/Facebook/Ajude a Sofia) |
A bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, de um ano e oito meses, morreu na madrugada desta segunda-feira (14). A menina estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Jackson Memorial Hospital, em Miami (EUA), depois de ter passado por um transplante de cinco órgãos, quando teve uma parada cardíaca e não resistiu. A informação foi confirmada pela família no perfil oficial de Sofia no Facebook.
Durante a tarde de domingo (13), a mãe de Sofia, Patrícia de Lacerda, já havia contado nas redes sociais que o quadro médico da filha havia piorado. Segundo ela, os médicos haviam sugerido que os aparelhos que mantinham a menina respirando fossem desligados, mas ela não autorizou. "Não, ela está lutando. Não podemos tirar isso dela", escreveu Patrícia.
No programa 'Melhor Pra Você', advogado da família falou sobre a morte da criança. Segundo Miguel Navarro, o corpo ainda não foi liberado mas, provavelmente, será cremado e enviado ao Brasil.
O caso Sofia
Patrícia e Sofia (Foto: Reprodução/Facebook/Ajude a Sofia) |
Sofia nasceu em 24 de dezembro de 2013. Os médicos estimaram que devido à gravidade da síndrome de Berdon ela não passaria de um ano de vida. Desde seu nascimento, a menina nunca esteve na casa dos pais, em Votorantim (SP).
Durante o período em que ficou internada, ela passou por três cirurgias, mas ainda precisava de um procedimento que não era realizado no Brasil: um transplante multivisceral, com custo estimado de R$ 2 milhões.
Com a campanha "Ajude a Sofia", realizada na internet, a mãe conseguiu arrecadar R$ 1,8 milhão. Ação paralela à briga na Justiça para que o governo brasileiro arcasse com o valor do procedimento.
Após muito debate judicial, a menina foi para os Estados Unidos, onde passou pela cirurgia no dia 10 de abril. Ela recebeu alta, mas voltou ao hospital após contrair uma infecção no sangue, que causou danos ao pulmão e levou a parada cardíaca.