25/01/2019 13:49:00 - Atualizado em 25/01/2019 16:07:00

Barragem de rejeitos se rompe em Brumadinho (MG); veja imagens

Redação/RedeTV!

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu no início da tarde desta sexta-feira (25) em Brumadinho, na altura do km 50 da rodovia MG-040, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A ocorrência está sendo atendida pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas, mas casas foram atingidas e um vídeo registrou o resgate de duas pessoas em meio à lama.

Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, também está se dirigindo à Brumadinho para avaliar a situação após o rompimento de uma barragem no município.

Fazem parte da equipe o secretário, Alexandre Lucas; o diretor do Centro Nacional de Monitoramento, Armin Braun, e técnicos da Defesa Civil. O ministério informou que está em contato com a Defesa Civil da prefeitura, à frente da atuação em razão do episódio. A equipe do Ministério de Desenvolvimento Regional deve chegar a Brumadinho hoje à noite.

Nota à imprensa

Em novo comunicado divulgado para a imprensa, a mineradora admitiu a possibilidade de vítimas no episódio. "Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas".

Segundo o comunicado da mineradora, parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida. O grupo não explicou ainda as causas do acidente. A nota confirmou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem no local realizando o resgate das pessoas. 

Mais cedo, na primeira ntoa enviada à imprensa, a Vale explicou que o acidente ocorreu na Mina Feijão, atingiu a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", diz o documento.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Brumadinho fez alerta e pediu aos moradores que mantenham distância do leito do Rio Paraopeba.

Nas redes sociais, o Instituto Inhotim informou que, por precaução, está retirando os visitantes do local. "Aguardamos informações oficiais sobre o rompimento da barragem em Brumadinho. Por segurança, estamos evacuando o Instituto", comunicaram no Twitter.

O acidente ocorre três anos após o rompimento da barragem da Samarco, que causou a maior catástrofe ambiente do país. A empresa é propriedade da Vale e da australiana BHP Billiton.

Leia as notas da Vale na íntegra: 

A primeira encaminhada à imprensa: "A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade".

A segunda encaminhada à imprensa: "A Vale informa que, no início desta tarde, ocorreu o rompimento da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos. Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida. O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente. A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais. A Vale continuará fornecendo informações assim que confirmadas".

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Divulgação/CBMMG)

(Foto: Reprodução/Facebook)

Recomendado para você

Comentários