Adolescente de SP faz vídeos para contar a história de heróis negros
Sara Oliveira/Redação RedeTV!O estudante Pedro Henrique, conhecido como Phcortes (Foto: Divulgação) |
O paulistano Pedro Henrique Côrtes, de 13 anos, criou uma série de vídeos para falar sobre os heróis negros do Brasil. A intenção do menino, que tem um canal no YouTube, é mostrar as grandes histórias de negros brasileiros, tão relevantes quanto as trajetórias de Nelson Mandela e Martin Luther King.
Até agora, o projeto "Meus heróis negros brasileiros" conta com dois vídeos. O primeiro, publicado no dia 23 de novembro, falou sobre a luta e a importância de Zumbi dos Palmares. O segundo, postado no último sábado (12), fala sobre Machado de Assis.
Mais de 2 mil pessoas estão inscritas no canal de PhCôrtes, nome adotado pelo vlogueiro. Antes de criar a série, Pedro Henrique fez vídeos sobre preconceito, bullying e protesto. Em conversa com o portal da RedeTV!, o adolescente conta que pensou no tema após a assisti à peça "O Topo da Montanha", com Lázaro Ramos e Tais Araújo.
"Me inspirei e quis as biografias de Luther King, Mandela e Malcom-X, de presente de Natal. Minha mãe disse que me daria com uma condição: que eu também fosse pesquisar sobre os nossos heróis negros brasileiros. Daí, quando vi a quantidade de heróis, decidi fazer um quadro falando sobre eles, pois, às vezes, damos valor aos líderes negros internacionais e desconhecemos os nossos!", conta o estudante, que está no 8º ano do Fundamental II.
Ele disse que, de início, pretendia falar sobre Francisco José do Nascimento, Cruz e Souza, Besouro de Mangangá e Chico Rei, mas já aumentou a lista. "Como forma de agradecer os 2 mil inscritos, farei o Luiz Gama antes de Francisco José, pois é um herói que está sendo muito solicitado", explica Pedro Henrique. Ele ainda afirma que pretende dar espaço também para as heroínas negras brasileiras.
Sobre o processo de pesquisa, Pedro Henrique diz recebe ajuda da mãe, Egnalda Côrtes. "Ela faz um resumão e eu roteirizo dentro da minha linguagem", diz ele.
O adolescente, que pretende seguir a carreira de youtuber e ser ator, ainda diz que a repercussão está sendo positiva. "Achei que pessoas da minha idade talvez não fossem gostar, mas todos adoraram e pediram para eu continuar!", comenta ele.
Assista aos dois vídeos do projeto "Meus heróis negros brasileiros"
Zumbi dos Palmares
Machado de Assis