Rogério Caboclo é afastado da presidência da CBF após denúncia de assédio
Redação RedeTV!Dirigente ficará afastado por 30 dias após decisão do Conselho de Ética da entidade
(Foto: Divulgação/CBF)
Rogério Caboclo, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi afastado por 30 dias, neste domingo (6), após decisão do Conselho de Ética da entidade. Antônio Carlos Nunes, vice-presidente mais velho, assumirá a função durante o período de afastamento.
Os membros da comissão enviaram à diretoria da CBF uma ordem para que o dirigente se afastasse por pelo menos 30 dias - a medida poderá ser prorrogada - para que Caboclo se defenda da denúncia de assédio moral e sexual, feita por uma funcionária da CBF na última sexta-feira (4), como informado inicialmente pelo GE. Caboclo nega as acusaões.
Em nota, a CBF informou que foi notificada da decisão e que o "processo tramitará perante a referida Comissão, com a finalidade de apurar a denúncia apresentada". (Leia a nota na íntegra no final da reportagem)
Com base no artigo 143 do Estatuto da CBF, a diretoria possui o poder de efetivar o afastamento de membros da entidade. “Nos casos de urgência comprovada, a Diretoria da CBF poderá afastar, em caráter preventivo, qualquer pessoa física ou jurídica direta ou indiretamente vinculada à CBF que infrinja ou tolere que sejam infringidas as normas constantes deste Estatuto ou do Estatuto da FIFA ou da CONMEBOL, bem como as normas contidas na legislação desportiva e nos regulamentos da CBF".
Em carta enviada no sábado (5), o diretor de Governança e Conformidade da CBF, André Megale, recomendou que Rogério Caboclo se licenciasse do cargo por tempo indeterminado para “comprovar sua inocência”. Megale cita que seria uma forma de preservar “todos os envolvidos na denúncia” permitindo que a CBF possa continuar a desempenhar suas atividades, em benefício de toda comunidade do futebol brasileiro”.
Em resposta, a defesa de Caboclo afirma que “ele nunca cometeu nenhum tipo de assédio e vai provar isso na investigação na Comissão de Ética".
Posicionamento CBF
A CBF informa que recebeu na tarde deste domingo, 6, decisão da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro suspendendo temporariamente (pelo prazo inicial de 30 dias) o Presidente Rogério Caboclo do exercício de suas funções. Seguindo o Estatuto da entidade, toma posse interinamente, por critério de idade, o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima. A decisão é sigilosa e o processo tramitará perante a referida Comissão, com a finalidade de apurar a denúncia apresentada.
Veja também!
>>> Quadrilha especializada em roubo de artigos de luxo é presa em SP
>>> Dia D de vacinação: SP espera aplicar 403 mil segundas doses neste sábado (5)
>>> Brasil é o 66º que mais vacina em proporção e o 4º em números totais
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube