Pan: Brasil conquista cinco ouros em dia de mais de 10 medalhas
Redação RedeTV! e Agência BrasilRepresentação verde e amarela consolidou a segunda colocação na classificação geral
Este domingo foi bastante positivo para o Brasil no Panamericano deste ano, disputado em Lima, no Peru. Os atletas conseguiram garantir mais de 10 medalhas em diversas categorias, do atletismo ao surf, passando pela canoagem. Os triunfos do dia contabilizaram cinco medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze.
Com isso, a representação verde e amarela consolidou a segunda colocação na classificação geral, com 22 ouros, 16 pratas e 34 bronzes. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 54 ouros. Nas posições seguintes do ranking estão México (20 ouros), Canadá (18), Colômbia (15), Cuba (14) e Argentina (12) até as últimas provas do domingo.
Na canoagem slalom, o Brasil subiu duas vezes ao posto mais alto do pódio: com Ana Sátila na canoa feminina e com Pedro “Pepê” Gonçalves no Caiaque masculino. Com isso Sátila conquistou o bi-campeonato, já que havia vencido também no Pan de Toronto, em 2015.
Além deles, Felipe Borges chegou em terceiro e obteve o bronze na prova de canoa masculina. Na canoa feminina, Omira Estácia fez tempo para a prata, mas foi requalificada e não alcançou o pódio.
A nadadora Ana Marcela subiu no topo do pódio na prova de maratona aquática feminina, de 10 quilômetros. Nesta categoria, Viviane Jungblut chegou em terceiro e garantiu o bronze. Ainda nas águas, Chloé Calmon também subiu mais alto, mas no longboard. Já Nicole Pacelli foi a terceira na categoria de Stand Up Paddle (SUP) feminino.
No atletismo, Caio Bonfim ficou com a prata na marcha de 20 quilômetros masculina e Érica Rocha de Sena levou o bronze na mesma categoria, mas no feminino.
Já no hipismo, o Brasil conquistou a prata na disputa por equipes e assegurou o bronze na categoria individual com Carlos Parro.
E João Menezes, de 22 anos, garantiu mais um ouro para a delegação brasileira no final da noite ao vencer o chilena Tomás Barrios por 2 sets a 1 no tênis masculino.