20/06/2022 17:36:00

Federação Internacional veta mulheres trans de provas de natação

Caio Fonseca/Redação RedeTV!

FINA divulgou nesta segunda-feira nova política que tira das competições femininas transgêneros que passaram pela puberdade masculina 

Lia Thomas (esq) já foi vítima de transfobia - Foto: Divulgação/NCAA

A Federação Internacional de Natação (FINA) divulgou uma nova politica que barra a participação de mulheres trans na natação. A regra começa a valer a partir desta segunda-feira (20) e permitirá apenas nadadoras que completaram sua transição até os 12 anos de idade.

“Isso não quer dizer que as pessoas são encorajadas a fazer a transição aos 12 anos. É o que os cientistas estão dizendo, que se você faz a transição após o início da puberdade, você tem uma vantagem, o que é injusto. Eles não estão dizendo que todos devem fazer a transição aos 11 anos; isso é ridículo. Você não pode fazer a transição até essa idade na maioria dos países, e espero que você não seja encorajado a fazer isso. Basicamente, o que eles estão dizendo é que não é viável para pessoas que fizeram a transição para competir sem ter uma vantagem.”, afirmou James Pearce, porta-voz da presidência da FINA, em entrevista à agência de notícias AP  

A nova regra imposta pela FINA engloba praticamente todas as mulheres envolvidas nas principais competições de natação ao redor do mundo.

Umas das principais atletas afetadas com essa mudança, a americana Lia Thomas, que planejava tentas uma vaga nos jogos Olímpicos de Paris 2024, não comentou sobre a implementação da nova regra.

Recomendado para você

Comentários