Com saída de russo na Haas, Brasil volta a ter um piloto na Fórmula 1
Elcio Mendonça/Redação RedeTV!Pietro Fittipaldi substituirá Nikita Mazepin, dispensado pela equipe por conta do boicote à Rússia
Foto: Divulgação/Haas
Nikita Mazepin não será o piloto da Haas na temporada 2022 da Fórmula 1. A informação é do canal alemão Sky Sports, que também garantiu a saída da empresa russa UralKali do quadro de patrocinadores da equipe.
Vale lembrar que a UralKali pertence a Dmitri Mazepin, pai do piloto e oligarca próximo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. As duas rescisões fazem parte do boicote do time americano à invasão da Rússia ao território ucraniano.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por sua vez, havia autorizado a participação de pilotos russos e de Belarus, desde que atuassem sob bandeira neutra, sem qualquer referência aos seus respectivos países.
Com a saída de Mazepin, quem deve assumir a posição é o brasileiro Pietro Fittipaldi, piloto reserva da equipe americana.
Neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, Pietro foi o último piloto do Brasil a competir na principal categoria do automobilismo individual.
Ele substituiu o francês Romain Grosjean, que sofreu um grave acidente na ocasião, na última corrida de 2020.